• Home
  • Projeto social dá voz ao cidadão

    Por: Maria Zilda Oliveira



    O projeto social “Falae ouvidoria”, criado por representantes da Associação Estudantil da Cidade de Cabo Frio, (AECF), surgiu devido aos protestos de junho de 2013, tendo como objetivo apurar as pautas de reivindicações populares na Região dos Lagos. Segundo o atual coordenador do projeto, Mateus Avilino, o principal tema de desagrado popular era o transporte e mobilidade urbana, o que acabou se tornando o gancho para a criação da intitulada “faladoria”. A última ação do Falae ocorreu com o intuito de coletar dados e montar uma estatística sobre o nível de insatisfação dos visitantes da região que utiliza o serviço de transporte público local.O Falae pode ser contatado pelos telefones (22) 99842-9550 ou (22) 99977-9550 ou pelo e-mail: faladoria@bol.com.br.

    Por meio da fanpage do projeto, é fácil perceber que a ouvidoria trata diariamente de reclamações sobre diversos assuntos relacionados ao cotidiano das pessoas. Desde assuntos recentes sobre o cenário político aos habituais problemas com o transporte público das cidades da região. Nos primeiros dias de maio, as cidades de Búzios e Cabo Frio foram palco da mais recente ação do grupo – citada acima. O evento consistiu em pesquisar, junto à população, de forma qualitativa a visão do turista sobre o sistema de transporte público do local. O objetivo foi apresentar em números os desejos da população e dos usuários do serviço, dando visibilidade às opiniões sobre os possíveis aprimoramentos entre outras coisas.

    Questionado sobre a importância da ouvidoria para a sociedade, Mateus foi enfático: “A Faladoria trata de assuntos relevantes e conta com parcerias, como associações de classe e órgãos regulamentadores, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), conselhos municipais e entidades de classe.Por meio disso, encaminha as reclamações através de ofício para o setor de responsabilidade e após isso direciona a resposta ao reclamante.” Já sobre as parceiras nessa iniciativa, o coordenador afirma que existem e com instituições públicas e privadas também, tendo como objetivo direcionar as reclamações direto para o setor de interesse e com respaldo para disponibilizar a resposta ao reclamante. Entre os apoiadores estão: Auto viação Salineira, Conselho de transporte, OAB Cabo Frio, SEPE Lagos e Jovem TV.

    0 comentários:

    Postar um comentário