• Home
  • Excessos de Dados em Currículos Podem Depor Contra os Candidatos

    Rayssa Costa


    A cada início de ano os brasileiros colocam em suas listas de planos e objetivos a procura de um novo emprego, novas experiências profissionais e até mesmo uma satisfação profissional. Mas uma das maiores dificuldades quando se fala em mercado de trabalho é na hora de elaborar um bom currículo.

    As pessoas a cada dia tendem a se qualificar e se especializar em alguma área para que possa acrescentar no currículo, mas na hora de montar o seu cartão de visita acabam tendo falhas por excessos ou omissões de informações.

    Segundo a especialista em Recursos Humanos, Juliana dos Santos Silva, é necessário constar no currículo apenas informações pessoais básicas do candidato. O mais importante é ser  objetivo, revelando os reais conhecimentos e habilidades, pois são essas informações que são analisadas para saber se o candidato tem ou não o perfil para ocupar determinada vaga dentro da empresa. Caso o candidato não tenha nenhum curso com certificação ou experiência, tem a opção de colocar que tem conhecimento/noção em alguma área.


    Juliana ainda enfatiza que, independente de experiências ou não em determinadas áreas, as informações prestadas no currículo têm que ser verdadeiras. 

    Dicas para elaborar um bom currículo
    •    Coloque apenas informações em correta ordenação dos dados necessários como: nome, endereço, idade, contato/email, formação, objetivos, habilidades/conhecimentos, experiências;

    •     No caso de muitas experiências profissionais, coloque apenas as três últimas como referências;

    •      Faça um currículo com no pequeno, porém objetivo. Um currículo muito longo pode ser tornar cansativo para o analista;

    •      Não é necessário constar fotos.

    0 comentários:

    Postar um comentário